terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Palavras proféticas: Eu decreto hoje a morte do CD...

Olá DJ´s...
Que saudade de vocês...
Fazia muito tempo que eu não escrevia nada pra vocês.
Minha vida estava (na verdade ainda está) meio tumultuada, mas muita coisa boa aconteceu.
Eu falo disso depois... ;)

Bem, vamos falar do tópico de hoje.
Porque eu, Renato Siqueira, estou decretando a morte de uma mídia tão universalmente conhecida e amiga dos DJ´s?
Em primeiro lugar vamos falar um pouco da história da nossa profissão (muito resumidamente)

- Primeiro vieram os vinis.
Resistentes, com um som de qualidade. Eu tive centenas. Fizeram a festa das pistas a alguns anos, junto com nossas amadas Technics. Com a introdução dos CDJ´s foram morrendo, uma vez que as CDJ´s foram melhorando muito de qualidade e era muito mais barato baixar uma música, gravá-la num cd e ter uma coletânea completamente personalizada e sempre renovável do que ter que comprar vinis importados caríssimos. Em um cd você pode ter até 10 remixes exclusivos de longa duração. As vezes num vinyl, mal cabia um... :)

- Depois vieram os CD´s
Mídias menores, mais leves e muito mais práticas do que os vinis, os cd´s tomaram conta do cenário rapidamente. No começo os DJ´s profissionais resistiram, porque a qualidade dos aparelhos de CD profissionais (CJD´s) não eram lá grandes coisas, mas o cenário mudou e nós passamos a ter aparelhos de cd profissionais melhores até do que muitas pickups.
Com o passar do tempo esta mídia foi "envelhecendo" pois os DJ´s estão com um repertório cada dia maior, graças à internet e às lojas de música online e está ficando cada dia mais difícil ter todo seu repertório à mão. A manutenção dos cd´s também é um ponto crítico, porque eles se "deterioram" com facilidade (os gravados) fazendo com que o DJ tenha uma tarefa "lifetime" de manter os cd´s sempre em perfeito estado, regravando todos a cada ano, no máximo, sob pena de perder parte do seu acervo.

- E agora os controladores MIDI.
Com a necessidade de ter uma capacidade maior de armazenamento, segurança e praticidade, nasceram os controladores MIDI. Os controladores MIDI são utilizados para controlar algum programa em um PC (geralmente o Virtual DJ, Traktor ou Torq) para emular o comportamento de dois CDJ´s e um mixer. Entre os melhores do mundo hoje, podemos citar a M-Audio Xponent e a Vestax VCI100.
É importante notar que os controladores MIDI são apenas "joysticks" que comandam um programa no PC, portanto, é possível trabalhar no PC (pelo menos minimamente) utilizando somente o teclado e o mouse, mas não tem a menor graça... :)

Com o passar dos anos e das gerações, os profissionais das pistas foram evoluindo (alguns não) ou voluntariamente ou por obrigação, e se adaptando mesmo a contra-gosto às novas tendências tecnológicas. Inclusive, alguns que ainda gostam do "feeling" de tocar no vinyl tomaram um caminho alternativo, entre a nostalgia e a alta tecnologia usando produtos como o Serato Scratch e o Final Scratch onde através de discos de vinyl especiais com um código digital gravado e mais alguns componentes, além de um PC, o DJ pode fazer de conta que está tocando no Vinyl, usando suas pickups Technics e o PC. Tudo convivendo junto, em harmonia, para a alegria da pista...


Como vocês podem perceber, mesmo aqueles DJ´s que insistem em tocar no Vinyl já podem se beneficiar dos avanços da tecnologia moderna e unir o melhor dos dois mundos, analógico e digital, de maneira a poder executar seu trabalho com prazer.

Mas em essência, o Vinyl em si (os discos, ou a mídia onde o som é gravado) deixa de existir. Você irá usar o "formato" vinyl, com arquivos digitais de áudio. Ou seja, o áudio não está mais no vinyl, mas no PC (ou Mac)


Da mesma forma, o mercado de aparelhos de cd profissionais, que é liderado pela Pioneer e Denon, está lentamente desenhando o futuro dos aparelhos de CDJ. Somente aqueles que são muito desinformados não estão à par disso.
Os fabricantes já sabem que o CD MORREU [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7], e não sou eu que estou dizendo isso, é a indústria. Assim sendo, vocês acham que empresas multinacionais de peso e experiência de décadas vão apostar suas fichas numa tecnologia que está agonizando??? Qual é, pessoal!!!
Sejamos inteligentes e racionais... Se você fosse o dono da Pioneer ou da Denon, iria continuar investindo seus milhões de dólares de pesquisa e desenvolvimento em produtos para dar suporte à um formato que está com o "pé na cova"???

A solução encontrada por estes fabricantes foi criar aparelhos híbridos, que permitissem aos DJ´s que hoje tocam com os CDJ´s ir lentamente se adaptando ao uso do PC ou Mac no seu trabalho. Com isso, estes fabricantes vão mostrando aos DJ´s as vantagens de trabalhar em ambas as plataformas, com maior flexibilidade e capacidade de trabalho, usando a ferramenta que o DJ já utiliza para controlar uma tecnologia nova.

Nesta nova linha de aparelhos híbridos, podemos citar os 2 primeiros "personagens" desta história: O Pioneer CDJ400 e o Denon DN-SH5500.
Ambos os produtos tem a mesma idéia básica: Ser uma aparelho de CD profissional que também seja capaz de controlar softwares em um computador ou executar aquivos diretamente de dispositivos USB, como pendrives, hd´s externos, iPod, etc... Inclusive o DN-SH5500 já tem um hd interno para armazenamento de até 50.000 músicas.


Segundo uma pesquisa entre DJ´s que foi feita nas pricipais cidades dos Estados Unidos e Europa, uma quantidade muito grande deles já utiliza algum tipo de tecnologia ligada à computadores hoje em dia, seja simuladores de vinyl ou controladores MIDI. Daqueles que disseram não usar de jeito nenhum nada que fosse ligado à computadores, mais de 80% dos entrevistados admitiram não serem capazes de realizar tarefas básicas do WindowsXP, como instalar uma impressora, ou realizar uma defragmentação. Isso mostra claramente que a esmagadora maioria destes DJ´s não usa computadores porque não tem capacidade de lidar com eles e tem medo de ficar "na mão" caso algo dê errado com suas máquinas.

Estes são os famosos "neo-luditas"[1, 2], que preferem atacar uma nova tecnologia que só vem para beneficiá-los do que aprender a lidar com ela, dominá-la e tirar proveito do progresso que esta tecnologia traz. Na verdade, a maioria dos DJ´s que se recusa a evoluir faz isso por puro comodismo e por medo, uma vez que eles temem não conseguir "reaprender" a executar seu trabalho com uma nova ferramenta e serem ultrapassados por aqueles que assimilaram a mudança e saíram na frente.

Mas não tem jeito: O Vinyl morreu. E aqueles que continuam a depender do vinyl estão também com seus dias contados, seja quem for. O cd está morrendo. E todos os que se agarrarem com unhas e dentes ao uso desta já ultrapassada mídia também serão deixados para trás. Os controladores MIDI estão, vagarosa mas definitivamente, tomando conta das cases dos DJ´s profissionais pelo mundo afora. E logo, logo, dominarão o cenário da discotecagem assim como já aconteceu com os vinis e com os cd´s.

A certeza que tenho é: O CD ESTÁ MORTO!!!


A pergunta que faço a você, prezado DJ e leitor é: Por quanto tempo ainda você continuará fazendo de conta que não está vendo o que acontece ao seu redor?

Os dinossauros foram extintos pela sua incapacidade de se adaptar a um novo meio ambiente. Se criaturas titânicas como os dinossauros não sobreviveram à sua incapacidade de adaptação, vocês acham que um profissional que para no tempo consegue?

E você, DJ...? Prefere chegar na frente, ou ser arrastado pela força da indústria?

Como diriam as palavras do poeta: "Muda! Que quando a gente muda o mundo muda com a gente. A gente muda o mundo da mudança da mente, e quando a mente muda a gente anda pra frente, e quando a gente manda ninguém manda na gente. Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura. Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente move o futuro!"

Bem vindos ao futuro!!! ;)

==================================
Renato Siqueira
(DJ Renato Siqueira)
Festa Inbox
renatosiqueira@gmail.com
renato@renatosiqueira.com
http://eusoudj.blogspot.com
(21)8828-2882
(21)8231-5231
------------------------------------------------
Se voce gosta de tecnologia, motivacao e
empreendedorismo, nao pode deixar de ouvir
nosso podcast: Conversa Digital
http://conversadigital.blogspot.com/
==================================
"O sábio não se exibe, e por isso brilha.
Ele não se faz notar, e por isso é notado.
Ele não se elogia, e por isso tem mérito.
E, porque não está competindo, ninguém no
mundo pode competir com ele."
Lao Tsé
==================================
█║▌│█│║▌║││█║▌║▌│║▌│█
© ASSINATURA ORIGINAL ®

""d-_-b""...o quê???...""d-_-b""

Copyright© 1977-2007 ® corporation.
Todos os Direitos Reservados ®

==================================

3 comentários:

  1. parabens renato pela materia gostei muito e concordo com vc
    sou usuario do serato e por enquanto to satisfeito, pra mim o cd nunca vingar
    grande abraço.
    de uma espiadinha em myspace.com/djrocaferr

    ResponderExcluir
  2. Boaw Renato...

    Cara fico triste porque to começando minha carrera de dj agora...sou um apaixonado por vinil...sei lá...acho que gosto cada um tem o seo...o jeito vai ser usar o serato..outra coisa que eu fico p%¢# da cara é pelo fato desses playboyzinhos que naum tem nenhum conhecimento musical e nem conhecimento qnt tequinas de mixagem(bpm,compaso,barra)e usa aquelas opções q ue esses programas de pc tem de regular bpme talz...Poah o virtual dj alem de dexa o bpm de uma musica o mesmO que a outra dexa regula as batidas do pedal e caixa...aff..até parece que fazem progamas e equipamentos para crianças brincarem...Salve os verdadeiros dj's...=P

    ResponderExcluir
  3. Gostei da materia no geral eu mesmo toco com toca disco e amo tocar com eles e estou unindo a tecnologia com o analógico estou usando o traktor scratch pro, mas eu jamais vou criticar um colega de trabalho que venha usar o laptop e controlador, acho que cada um com seu equiapmento e que venha trabalho de qualidade para o público pois precisamos de profissionalismo, se gosta de laptop ou cdj ou toca disco então faça seu trabalho de verdade sem atrapalhar a quem vive da profissão e seja humilde e não ataque a quem quer que seja pois a cena não vai mudar, o respeito para com o outros sempre é bom independente de estilo musical e equipamento que usa...Vamos trabalhar e usar tudo que temos disponível, eu amo toca disco e não uso MK 2 ou 3 eu uso uma Numark TT-X1 usb e que se dane quem pensa que a MK é a melhor do mundo pode ser a mais famosa sim e merece o merito mas o tempo mudou, eu mesmo testei muito esses TT-X e cara não é a toa que vendi minhas mk's correndo tem tudo que eu preciso, pode ver que vai dar confusão quando se fala em toca disco ja aguentei de mais e até me excluíram de alguns eventos onde o dono era fanático pela mk, hahaha mas que se f... Tô feliz e tenho o dom de discotecagem, scratch, back to back, e felling nessa cultura maravilhosa que é ser DJ>
    Sucesso meu irmão e vamos trabalhar!

    ResponderExcluir